Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2008

NG - Saúde (DR3)

DR3 - Medicinas e Medicação

Reconhecer os direitos e deveres dos cidadãos e o papel da componente científica e técnica na tomada de decisões racionais relativamente à saúde.

Numa altura em que a comunicação social nos transmite informação relativa à retirada de mercado de suplementos alimentares (Depuralina e Herbalife), levam-nos a reflectir sobre as decisões que tomamos relativamente à saúde.

"Portugal não tem registo de qualquer reacção adversa provocada pelos produtos Herbalife, apurou o JN junto da subdirectora-geral da Saúde. Em Espanha, as autoridades sanitárias desaconselharam o consumo na sequência de nove casos de toxicidade hepática que se suspeita estarem associados a estes suplementos. (...) Em comunicado, refere que há registo de pelo menos nove casos de suspeita de reacções adversas aos produtos da marca Herbalife, ocorridos entre 2003 e 2007. Tal como a Depuralina - que foi suspensa em Portugal e depois em Espanha -, os produtos Herbalife integram-se na categoria de suplementos alimentares. Não são medicamentos, pelo que a sua comercialização está apenas dependente de uma comunicação à entidade competente pela supervisão desses produtos."

Fonte: JN

Anúncio: Medicamentos Genéricos



Sociedade: Actuo no campo da saúde, entendendo-o como um campo composto por instituições com competências especializadas na produção e distribuição de medicamentos, mas incluindo também áreas de liberdade, desigualdade e conflito.


Tecnologia: Actuo no relacionamento com serviços e sistemas de saúde reconhecendo as possibilidades de escolha e os limites da auto – medicação, bem como intervindo no sentido de conhecer a fiabilidade de técnicas e produtos para a saúde.


Ciência: Actuo na promoção e salvaguarda da saúde recorrendo a conhecimentos científicos para a tomada de posição em debates de interesse público sobre problemas da saúde (planeamento familiar, terapêuticas naturais, toxicodependência, etc.), suportando essas posições em análises matemáticas que permitam perspectivar medidas de forma consistente.

Sem comentários: