Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia Mundial da Terra

Comemora-se hoje (22 de Abril) o Dia Mundial da Terra.

"As notícias sobre o planeta não são as melhores no dia em que se comemora o Dia Mundial da Terra. A temperatura em todo o mundo está a aumentar graças ao dióxido de carbono que os homens enviam todos os dias para a atmosfera.

O alerta chega da comunidade científica que é bem clara ao afirmar que este aumento de temperatura irá provocar até ao ano de 2050 a extinção de milhares de espécies animais.

Mas há mais avisos e todos eles preocupantes. As águas dos oceanos vão subir e provocar grandes inundações em diversos pontos do planeta e daí que muitas das cidades que se encontram em zonas costeiras sejam alvo de risco sério de destruição.

Outro dos alertas que surge neste Dia Mundial da Terra tem a ver com as doenças tropicais que devem aumentar em larga escala e dar origem a um surto de epidemias, mesmo em regiões onde este tipo de doenças já foi erradicado. "

Fonte: RTP


São inúmeros os alertas acerca do aquecimento global. Já foram feitos filmes (Um dia depois de amanhã) e documentários (Uma Verdade Inconveniente) para sensibilizar a população para o problema que atinge o nosso planeta.

Deixo alguns vídeos brasileiros com a Carta da Terra, que poderão ser um excelente recurso para o núcleo gerador de Ambiente e Sustentabilidade, bem como para vários temas de Cidadania e Profissionalidade:

Carta da Terra - Parte 1




Carta da Terra - Parte 2




Carta da Terra - Parte 3




http://www.chaosobral.org/carta_daterra.htm

As nossa atitudes, nos diferentes contextos, podem mudar o planeta.

Sem comentários: