Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2008

NG - Saúde (DR2)

DR2 - Riscos e Comportamentos Saudáveis

Promover comportamentos saudáveis e medidas de segurança e prevenção de riscos, em contexto profissional.

Todas as actividades profissionais comportam riscos, potenciadores de doenças profissionais. Quais os comportamentos/equipamentos que devo adoptar no sentido de minimizar esses riscos? Quais as consequências, a médio e longo prazo, decorrentes da exposição a um determinado factor de risco?

Sociedade: Actuo face aos sistemas de protecção social como elementos do Estado -Providência, identificando as suas diferentes consequências no acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, tendo em conta os riscos de determinadas profissões.

Tecnologia: Actuo conscientemente na manipulação de equipamentos e materiais e na preservação e melhoramento das condições ambientais no local de trabalho tendo em conta a preservação e promoção da saúde.

Ciência: Actuo na prevenção de doenças e acidentes profissionais, com base no conhecimento do modo de actuação no organismo de factores potenciadores de desequilíbrios e na forma de adequar o trabalho às características e capacidades do trabalhador.

Conceitos-chave: doença profissional; sistemas de protecção social; símbolos de segurança; EPI's (equipamentos de protecção individual); ergonomia; alterações orgânicas.

Sem comentários: