Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2008

NG - Gestão e Economia (DR2)

DR2 - Empresas, Organizações e Modelos de Gestão

Interagir com empresas, instituições e organizações mobilizando conhecimentos de gestão de recursos

O mundo empresarial poderá ser comparado a um campo de batalha, onde os concorrentes são os inimigos e é necessário estabelecer estratégias para enfrentar a batalha. Enquanto que a estratégia militar é a conquista de um determinado território, a estratégia empresarial é a conquista de quota de mercado.
Qual a estrutura organizacional da minha empresa? Quais as estratégias que eu equaciono/sugiro para a tornar mais eficiente? Como é a minha relação com instituições exteriores?




Sociedade: Actuo de forma inovadora em contextos profissionais distintos, identificando diferentes modelos de gestão e estruturas organizacionais e aplicando-os no sentido da eficácia produtiva e relacional das organizações e do bem-estar dos trabalhadores.

Tecnologia: Actuo em situações de gestão profissional ou de contencioso com instituições exteriores, recorrendo à experiência prática de contabilidade e de direito fiscal.

Ciência: Actuo em situações da vida profissional que envolvam a gestão de recursos técnicos e humanos, bem como novas estratégias para implementação da eficácia organizacional, considerando o papel que a programação linear e a optimização podem ter neste contexto.

Conceitos Chave: Organograma; Componentes do Ordenado (vencimento base; subs. alimentação; subs. férias; contribuição seg. social; retenção IRS); trabalhadores dependentes vs. trabalhadores independentes; recursos humanos; dimensão; estratégias de eficácia e eficiência.

Sem comentários: