Páginas

domingo, 19 de outubro de 2008

Tecnologias de Informação e Comunicação

Tecnologias de Informação e Comunicação
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Identificar, compreender e intervir em situações onde as TIC sejam importantes no apoio à gestão do quotidiano, a facilidade de transmissão e difusão de informação socialmente controlada, reconhecendo que a relevância das TIC tem consequências na globalização das relações.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Imagem retirada de: http://www.ticrvcc.site.vu/


As TIC entraram definitivamente na vida de todos nós. Para comunicar com os nossos amigos e familiares, para trabalhar, para receber informação e formação, ou simplesmente para lazer.
-
DR1 - Entender a utilização das comunicações rádio em diversos contextos familiares e sociais.

Quais as tecnologias que utilizo no meu contexto privado, para comunicar com a minha familia e amigos? Compreendo a utilização do telemóvel como objecto simbólico de status social? Quais as suas consequências nas relações sociais? Compreendo quais os principais componentes de um telemóvel? Identifico com precisão a presença de ondas electromangéticas em aplicações tecnológicas?

DR2 - Perspectivar a interacção entre a evolução tecnológica e as mudanças nos contextos e qualificações profissionais.

Reconheço a importância da aquisição de competências em TIC? Identifico várias aplicações informáticas e compreendo as vantagens e desvantagens de vários programas e sistemas operativos para realização de determinadas funções? Relaciono a produtividade informática com a evolução tecnológica das aplicações? Actuo na vida profissional com conhecimentos básicos de funcionamento de equipamentos de suporte ás TIC?

DR3 - Discutir o impacto dos media na construção da opinião pública.

Quais os principais meios de comunicação nas sociedades contemporâneas? Equaciono o papel dos mass media na construção da opinião pública? Quais as tecnologia de suporte aos meios de comunicação? Compreendo o seu funcionamento e evolução?
Reconheço alguns conceitos e procedimentos cientificos utilizados na produção de informação? Exploro modos de constrangimento e regulação da promoção publicitária de determinados produtos, em função de problemas sociais, de saúde ou públicos alvo (ex.: tabaco, obesidade, medicamentos ...)?

DR4 - Relacionar a evolução das redes tecnológicas com as redes sociais.

Relaciono a evolução das redes tecnológicas com as redes sociais? Reconheço novas oportunidades de participação/desigualdades? Reflicto sobre a evolução das estruturas sociais e sobre a proliferação das redes socias e suas consequências? Compreendo as tecnologias de funcionamento de uma rede para internet?


Sem comentários: