Páginas

domingo, 26 de outubro de 2008

NG5 - TIC - DR1 (Comunicações Rádio)

____________________________________________________________________________________
DR1 - Comunicações Rádio
Entender a utilização das comunicações rádio em diversos contextos familiares e sociais
______________________________________________________

As tecnologias de informação e comunicação entraram definitivamente nas nossas vidas. Estamos cada vez mais dependentes delas, tanto no contexto privado como no local de trabalho, de tal modo que seria impossivel concebermos um mundo sem elas.

O telemóvel é, sem dúvida, uma dessas tecnologias de comunicação mais utilizadas. Se há cerca de uma década este dispositivo era dispensável, actualmente não conseguimos sair à rua sem ele.

No DR1 do NG - TIC podemos reflectir sobre as várias tecnologias de comunicação que utilizamos no contexto privado, relacionando-as com os perfis sociais dos individuos.

- - -

Tópicos de Exploração:


I - Identifico diferentes usos sociais das funcionalidades dos telemóveis, por exemplo, consoante as idades dos indivíduos (jogos versus agendas).
II - Compreendo o uso dos telemóveis como objectos simbólicos de status social.
III - Exploro evoluções futuras no uso dos telemóveis (por exemplo, biologização dos equipamentos) e discutir as suas consequências, positivas e negativas, nas relações e práticas sociais.

- - -
I - Identifico os componentes principais de um telemóvel: antena, ecrã de cristais líquidos, teclado, microfone, bateria, etc.
II - Compreendo o telemóvel como um equipamento celular, discutindo a relação entre a potência utilizada e o princípio de funcionamento.
III - Exploro as novas tecnologias de funcionamento do telemóvel, distinguindo as potencialidades e limitações das redes: GSM, GPRS, 3G.

- - -
I - Identifico com precisão a presença de ondas electromagnéticas em fenómenos naturais e em aplicações tecnológicas (a luz que chega do sol, ou as ondas de rádio e televisão que chegam aos receptores, por exemplo).
II - Compreendo as características gerais das ondas electromagnéticas: velocidade de propagação da onda, frequência, período e comprimento de onda.
III - Exploro as relações fundamentais entre as características gerais das ondas electromagnéticas: frequência, velocidade de propagação e comprimento de onda; campo E, campo B e direcção de propagação; amplitude e intensidade da onda (por exemplo, o comprimento de onda de uma onda electromagnética é tanto maior quanto menor for a frequência; a intensidade da onda é proporcional ao quadrado da amplitude; a direcção do campo E, do campo B e de propagação são perpendiculares entre si; etc.).
Vídeo sobre o Telemóvel






Sociedade: Actuo no quadro das predisposições para os usos e exploração de novas funcionalidades em objectos tecnologicamente avançados que fazem recurso às comunicações rádio, relacionando-os com os perfis sociais dos indivíduos.

Tecnologia: Actuo em situações da vida doméstica na resolução de problemas relacionados com as comunicações a distância (rádio, televisão, telemóvel, telefone fixo, etc.).

Ciência: Actuo na utilização das TIC na vida privada com conhecimento dos elementos básicos científicos nas comunicações rádio: ondas electromagnéticas, electrónica, etc.

Sem comentários: