Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2008

NG - Tecnologias de Informação e Comunicação (DR3)

_________________________________________________________________
DR3 - Media e Informação

Discutir o impacto dos media na construção da opinião pública.
_________________________________________________________________

Numa passagem pelo site http://www.coesis.org/, encontrei um texto (poderá ser visto aqui) e que nos faz reflectir sobre sobre o impacto dos media (neste caso, o pequeno ecrã) tem na sociedade e na construção da opinião pública:



"A televisão trouxe magia, trouxe o mundo para dentro das nossas casas, mas ao mesmo tempo, tirou-nos parte do convívio familiar e levou-nos muitas vezes a acreditar em coisas que não correspondiam à verdade

Apesar de tudo, sabemos que a televisão tem um papel muito importante na formação das nossas opiniões, mas há no entanto, alguns cuidados que devemos ter..
-
“ - Já reparaste que as televisões dão cada vez mais destaque aos crimes violentos e menos destaque às coisas positivas que acontecem na sociedade? A minha avó, por exemplo, quando vou lá a casa só me fala nas coisas trágicas que vê na televisão.

- Infelizmente é assim. As televisões, ou melhor, os canais de televisão, têm que vencer as guerras de audiências e, por isso, quanto mais sangue houver mais isso desperta o interesse das pessoas.

- E isso é bom ou é mau?

-- Claro que é mau porque desloca a atenção de quem está em casa a ver televisão para casos isolados, e normalmente deixa de fora as explicações e as causas para o que acontece. Isto porque, o importante é apenas atrair mais e mais telespectadores. E é assim que se vai reforçando a ideia de que a criminalidade não pára de aumentar e que vivemos sempre no perigo.
-
- Mas se é a realidade...
-
- Não é a realidade, é apenas uma parte da realidade. Claro que a criminalidade e a insegurança dos cidadãos têm aumentado, mas mostrar só isso é mostrar somente uma parte da realidade. Nada nem ninguém consegue mostrar toda a realidade ou contar toda a verdade, porque as pessoas, como são diferentes entre si, têm tendência a ver também a realidade de formas diferentes. Por isso é que nos tribunais é preciso ouvir testemunhas de ambas as partes, as que defendem e as que acusam.
-
- Queres então dizer-me que nem sempre é mostrada a parte mais importante da realidade?
-
- Acho que sim. Olha o exemplo da tua avó: ela passa cinco ou seis horas por dia em frente à televisão e, para ela, aquela é a única janela que se abre sobre o mundo. Portugal é dos países da Europa onde as pessoas vêem mais televisão por dia. Quem vê muitas horas de televisão pensa que tem o mundo todo dentro de casa, mas engana-se, porque o mundo é muito grande e maior do que mostram na televisão.

- Então o que devemos fazer?
- Devemos procurar estar sempre informados sobre o mundo que nos rodeia, mas ter sempre um espírito aberto e crítico para conseguirmos formar as nossas próprias opiniões.”

in: Coesis - Adaptado de "A Cidadania explicada aos jovens... e aos outros" (José Letria)"



Sociedade: Actuo recorrendo aos meios de comunicação de massas, compreendendo os diversos actores e interesses envolvidos na sua produção e o poder da informação nas sociedades modernas.

Tecnologia: Actuo em relação à tecnologia de suporte aos meios de comunicação e disseminação de informação (por exemplo, as estações de televisão, estações de rádio, as agências de informação, os satélites, etc.).

Ciência: Actuo tendo em conta a evolução dos meios de informação e comunicação de massas, reconhecendo alguns novos conceitos e procedimentos científicos utilizados na produção de informação.

1 comentário:

julio rodrigues disse...

Estamos a viver uma época de rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, na minha área profissional os equipamentos que uso mais frequentemente são o telemóvel e o computador, Neste contexto vou optar por descrever a vantagem do computador. É sem duvida um equipamento útil na armazenagem de informação nele introduzido é espontâneo na sua apresentação
ao desenvolver os meus trabalhos tenho a vantagem de facilmente retirar ou colocar texto no sentido em fundamentar mais o conteúdo, tenho a vantagem em corrigir erros nas palavras isto com a ajuda do equipamento, E sem duvida com o uso do computador existe um maior interesse pela escrita.
A Internet é uma das mais importantes invenções e uma excelente ferramenta para pesquisa de informação e para comunicação que entrou na vida de todos nós e da qual criámos alguma dependência , ao correio electrónico. Esse progresso está a provocar mudanças enormes na organização da nossa vida e do nosso trabalho.
As novas tecnologias desempenharão um papel cada vez mais importante na ajuda a prestar às pessoas com deficiência de forma a assegurar-lhes um estatuto
de igualdade relativamente às demais pessoas na vida e na sociedade”.
A recente evolução dos sistemas e tecnologias da informação, que atravessam a sociedade actual de forma transversal quer ao nível do trabalho quer ao nível do lazer e tempos livres. De referir também a importância em documentos que podem ser transformados por toda uma comunidade de utilizadores)”.
Algumas das tarefas que eu faço são: orçamentos, contractos de empreitada, elaboro pequenos textos para entregar aos meus operários com os procedimentos para “executar bem”, como cumprir os prazos. Faço fichas com procedimentos a planear como não ultrapassar os prazos previstos, como não ultrapassar os custos previstos com mão-de-obra, materiais e equipamentos.