Páginas

domingo, 4 de maio de 2008

NG - Gestão e Economia (DR3)

DR3 - Sistemas Monetários e Financeiros
Perspectivar a influência dos sistemas monetários e financeiros na economia e na sociedade.
-
Neste tema pretende-se que reflictam sobre a interacção entre os sistemas monetários e financeiros dos diversos países, reconhecendo a necessidade de intervenção de instâncias supranacionais na adopção de medidas que permitam manter a estabilidade económica.
Na nossa memória ainda estão alguns acontecimentos que marcaram a economia mundial, no século XXI, como é o caso da crise do Subprime (EUA - ano de 2007) e os ataques do dia 11 de Setembro.
No entanto, a história económica do século XX fica marcada pela Grande Depressão (ou crise de 1929) e pelo surgimento da U.E.
Deixo hoje, um vídeo do Banco Central Europeu sobre inflação e estabilidade de preços. Não obstante o facto de ser um pouco infantil, é um vídeo bastante esclarecedor das medidas adoptadas pelo BCE.
-
Vídeo: Estabilidade de Preços

Vídeo de Comemoração dos 50 Anos de UE:

Sociedade: Actuo no sistema económico, monetário e financeiro, reconhecendo novos problemas e oportunidades geradas pelas interacções que se estabelecem a nível global, e em particular, no contexto da União Europeia, e seus efeitos no bem-estar e progresso social.

Tecnologia: Actuo ao nível das tecnologias relacionadas com o conhecimento e a segurança de diferentes meios de transacção e na comunicação com instituições económicas e financeiras.

Ciência: Actuo com conhecimento dos indicadores macroeconómicos tendo em conta que os problemas económicos envolvem politicas monetárias, e considerando a utilização de modelos matemáticos que permitam simular e prever diversas situações.

Conceitos Chave: U.E. (União Europeia); Bolsa; (des)valorização do Euro; tipos de moeda; taxa de inflação; défice orçamental; PEC (Pacto de Estabilidade e Crescimento); ...

Sem comentários: