Páginas

sábado, 14 de março de 2009

NG2 - Recursos Naturais (DR3)

DR3 - Recursos Naturais
----------------------------------------------------------------------------------------
Diagnosticar as tensões institucionais entre o desenvolvimento e a sustentabilidade face à exploração e gestão de recursos naturais.
----------------------------------------------------------------------------------------

Água


"(…) Aqui tens a água, bebe devagar, devagar, saboreia, um copo de água é uma maravilha, não falava para ele, não falava para ninguém, simplesmente comunicava ao mundo a maravilha que é um copo de água. (…) Oh que alegria, (…), vamos todos beber água pura. Agarrou desta vez na candeia e foi à cozinha, voltou com o garrafão, a luz entrava por ele, fazendo cintilar a jóia que tinha dentro. Colocou-o sobre a mesa, foi buscar os copos, os melhores que tinham, de cristal finíssimo, depois, lentamente, como se estivesse a oficiar um rito, encheu-os. No fim, disse, Bebamos. As mãos cegas procuraram e encontraram os copos, levantaram-nos tremendo. Bebamos, repetiu a mulher do médico. No centro da mesa, a candeia era como um sol rodeado de astros brilhantes. Quando os copos foram pousados a rapariga dos óculos escuros e o velho da venda preta estavam a chorar.”

José Saramago, in O Ensaio sobre a Cegueira


Tópicos de Reflexão:

Sociedade
  1. Identifico diferentes instituições que participam na gestão da água num determinado município, com áreas de intervenção e poderes específicos.
  2. Compreendo as relações e possíveis focos de tensão entre as múltiplas instituições que participam na gestão da água num determinado contexto (por exemplo, a relação ibérica na gestão da água).
  3. Exploro algumas potencialidades e fragilidades dos vários modelos de gestão da água: públicos, privados ou mistos.

Tecnologia:

  1. Identifico as diferentes origens e etapas na utilização da água _ captação, tratamento e distribuição _ em situações distintas (fornecimento de água a uma cidade ou vila, água para rega ou para a indústria, fontanários e redes privadas, etc.).
  2. Compreendo a necessidade de utilização de tecnologias e materiais adequados na utilização da água para consumo público (barragens, furos, tubagens de distribuição, monitorização, estações de tratamento, etc.).
  3. Exploro a adequação das medidas de gestão da água às tecnologias disponíveis, às necessidades das populações e a outros usos.
Ciência:

  1. Identifico diferentes etapas do ciclo da água nomeando as suas mudanças de estado físico.
  2. Compreendo o papel da molécula de H2O nos diferentes estados físicos da água e a sua função nos seres vivos.
  3. Exploro o impacte ambiental resultante de diferentes ocupações humanas (agricultura, urbanização e indústria), nos rios e nos lençóis de água (alteração dos solos, inundações devido a impermeabilizações, contaminações).



Sociedade: Actuo face à multiplicidade de instituições com saberes e poderes diferenciados na gestão dos recursos naturais nas sociedades contemporâneas.
Tecnologia: Actuo nos debates técnicos sobre o ambiente e em particular sobre os processos de gestão de recursos naturais, energéticos, etc., distinguindo as posições em confronto, os interesses envolvidos, e discutindo as possibilidades de consensos (política da água, etc.).
Ciência: Actuo face aos debates sobre ambiente, pondo em evidência o papel da fundamentação científica rigorosa, reconhecendo a sua validade relativa.

Sem comentários: