Páginas

sábado, 26 de março de 2011

Coaching e acompanhamento no processo RVCC NERCAB

No passado dia 15 de Fevereiro, decorreu no Centro Novas Oportunidades do Nercab de Castelo Branco, um colóquio com o lema “Coaching para a excelência”


O que é o Coaching?
O Coaching pode definir-se como uma relação profissional contínua, orientada para o objectivo do cliente inicialmente acordado, ajudando-o a produzir resultados extraordinários na sua vida, carreira, negócios e organizações.
Este é um processo de acompanhamento contínuo, centrado e conduzido pelo cliente, que permite que este defina e atinja metas associadas ao seu desenvolvimento pessoal e profissional, alcançando resultados extraordinários. Neste processo, são utilizadas um conjunto de ferramentas (através de perguntas adequadas) para assistir/acompanhar o Cliente no seu processo de introspecção que passa por três fases essenciais: consciencialização do cliente (qual situação actual e da situação desejada); responsabilização (como alcançar a situação desejada e quais as etapas e prioridades); compromisso (quando avançar na implementação das etapas definidas).
Deste modo, o coaching promove a descoberta interior, o autoconhecimento, autonomia potenciando a auto-confiança e auto-estima.

Atitude Coach no processo de RVCC?
Assim, numa associação do coaching com o processo de reconhecimento de competências, é fundamental que as equipas que acompanham os adultos nas suas “viagens”, promovendo a consciencialização, responsabilização perante os objectivos por eles propostos, bem como o seu compromisso efectivo para a sua implementação, apoiando-os na sua viagem de auto-descoberta, através da adoptação de uma atitude focada no outro, ajudando-o a descobrir as suas potencialidades, utilizando uma escuta activa, perguntas adequadas, gerando um espaço de pensamento e reflexão, numa tónica de melhoria e superação.

Foi com uma enorme satisfação que me deparei com uma equipa bastante participativa, proactiva, e com vontade de que os seus adultos atinjam resultados extraordinários nos vários contextos de actuação.


Cristina Santos Pinto
(Coach Profissional & Coaching Trainer)
com Certificação Internacional, pela International School of Professional Coaching

Sem comentários: