Páginas

sábado, 3 de julho de 2010

Certificação de Competências Digitais

Esta mensagem interessa a todos os formadores que também são professores.
___________________________________________________________
O Ministério da Educação publicou recentemente a lista de certificados e diplomas que permitem aos docentes requerer a certificação de competências digitais por validação de competências associadas, de acordo com o já regulamentado pela portaria nº 731/2009, de 7 de Julho, e a Certificação ECDL está referenciada como válida (despacho 1264/2010, de 19 Janeiro).

Ciente das suas responsabilidades enquanto Operador Nacional do Programa de Certificação ECDL e inserido nas medidas de estímulo ao Plano Tecnológico para a Educação a ECDL Portugal decidiu proporcionar à sua rede de Centros Autorizados condições comerciais únicas e especiais para a certificação ECDL de docentes.

Assim, e durante do mês de Julho (altura em que tradicionalmente os docentes têm maior disponibilidade para a formação) vamos implementar uma acção especialmente dedicada a este público, fomentando uma maior adesão destes Candidatos à rápida realização dos Exames de certificação, nos centros ECDL.

Beneficiários:
· Todos os Centros ECDL activos

Publico Alvo:
· Todos os docentes

Certificação:
· ECDL Core (7 módulos)

Validade:
* Data limite para realização dos Exames e para os pedidos de emissão dos Certificados: 31 de Julho de 2010

Recursos Humanos e Suporte Técnico em horário alargado:
* Excepcionalmente e durante os 5 sábados do mês de Julho, o Suporte Técnico da ECDL Portugal funcionará em contínuo desde as 09h30m até às 18h30m, para dar uma resposta mais flexível às condicionantes de horário dos docentes/Candidatos e aos Centros ECDL.

ECDL Portugal
Praça de Alvalade, nº7-4º Dtr.
1700-036 Lisboa – Portugal
Web: http://www.ecdl.pt/
Móvel: + 351 91 875 77 53
Tel: + 351 21 360 05 60
Fax: + 351 21 360 05 69
--

O que é a ECDL?


A ECDL é uma certificação internacional de competências nas TIC, para utilizadores, orientada para o mercado de trabalho, que atesta que o seu detentor possui as competências e conhecimentos que lhe permitem utilizar eficaz e produtivamente as principais aplicações informáticas para PC.


Como se obtém?

A ECDL obtém-se a partir da realização de 7 exames (correspondentes aos 7 módulos que a constituem), que incidem sobre as 7 principais áreas das TIC mais comummente utilizadas no mercado de trabalho, nomeadamente:

1-Introdução à Informática,
2-Utilização do Computador e Gestão de Ficheiros,
3-Processador de Texto,
4-Folhas de Cálculo,
5-Bases de Dados,
6-Apresentações
7-Internet e Correio Electrónico.


A quem se destina

A ECDL é uma Certificação independente da idade, das habilitações académicas, do estatuto social e da experiência ou formação em informática.

Destina-se as todas as pessoas que utilizem ou venham a utilizar o computador no seu dia-a-dia, seja a título profissional ou pessoal, seja um não especialistas ou um Licenciado em Sistemas de Informação e Comunicação.


Reconhecida por quem?

Com um padrão de competências definido e reconhecido internacionalmente, a Certificação ECDL assegura aos seus detentores a mobilidade do reconhecimento das suas competências em toda a Europa e nos cerca de 150 países dos 5 continentes onde a ECDL se encontra implementada.

Identificada a nível nacional como Carta Europeia de Condução em Informática a ECDL - European Computer Driving Licence assume-se como a Carta de Condução para as Auto-estradas da Informação e Conhecimento, tendo como principais objectivos:

  • Ultrapassar a designação vaga e comum utilizada nos curriculum vitae "Conhecimentos de Informática na Óptica do Utilizador" e garantir um padrão objectivo de competências;
  • Promover uma melhor utilização dos equipamentos informáticos e consequentemente a produtividade dos colaboradores das Empresas e Entidades públicas e privadas, assim como a rentabilização dos investimentos em TIC;
  • Validar competências e conhecimentos no domínio das TIC, através de um Certificado reconhecido em toda a Europa e Internacionalmente em cerca de 150 países.

No Distrito de Castelo Branco

Castelo Branco

FDTI – CDTI de Castelo Branco
IPJ - Rua Dr. Francisco José Palmeiro
6000-230 Castelo Branco
Tel: 272 323703/348000
Fax: 272 348007/09
Email: jaime.barata@fdti.pt
Contacto: Dr. Jaime Manuel Henriques Barata


Covilhã

CILAN
Rua Dr. Júlio Maria da Costa, nº 25
6200-130 Covilhâ
Tel: 275 320 300
Fax: 275 320309
Email: cilan@mail.telepac.pt
Web: http://www.cilan.pt/
Contacto: Engª Maria João Garret

Sem comentários: