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sábado, 25 de abril de 2009

Crise do Subprime (NG4 - DR3)

Um vídeo simples, que explica a crise do subprime.

Um excelente recurso para o Núcleo Gerador 4 - Gestão e Economia, no tema Sistemas Monetários e Financeiros.




The Crisis of Credit Visualized from Jonathan Jarvis on Vimeo.

sábado, 18 de abril de 2009

A Quinta do Futuro (NG6 - DR2)

Um recurso para Urbanismo e Mobilidade

"Aproveita a energia do vento, do sol e produz biogás com os detritos animais e domésticos. Gera hidrogénio com que alimenta as máquinas agrícolas. Esta é a proposta da empresa New Holland Agriculture, que acaba de ser premiada em Paris pela inovação."

Expresso Multimédia


terça-feira, 14 de abril de 2009

NG6 - DR2 - Ruralidade e Urbanidade

"A Agricultura Biológica é um modo de produção agrícola que respeita o meio ambiente e a biodiversidade, recorrendo a técnicas de produção menos agressivas e mais preventivas do que as utilizadas na agricultura convencional.

Este tipo de agricultura utiliza somente químicos naturais, contribuindo assim para alimentos mais saudáveis que podemos encontrar em inúmeros pontos de venda: frutos, legumes, hortícolas, vinhos, cereais, pão, azeite...

Enquanto consumidores, devemos exigir o melhor para a nossa saúde e para o ambiente.
Ao optarmos por alimentos provenientes da agricultura biológica estamos a contribuir para a redução da quantidade de agroquímicos tóxicos na nossa alimentação e, simultaneamente, para o desenvolvimento de um modo de produção agrícola mais sustentável."

Tópicos de Reflexão:

Sociedade:
  1. Identifico profissões ou ocupações profissionais relacionadas com a produção agrícola.

  2. Compreendo a evolução recente das actividades económicas e produtivas em Portugal e relacioná-las com a alteração de inserções profissionais e modos de vida das populações de certas regiões (por exemplo: o Alentejo ou a Região Oeste).

  3. Exploro novos modos de evolução das actividades agrícolas como factor de desenvolvimento regional (por exemplo: a agricultura biológica ou culturas de produtos tradicionais que entram nas quotas da Política Agrícola Comum da União Europeia).

Tecnologia:

  1. Identifico produtos químicos adequados a diversas intervenções (fertilizantes, herbicidas, fungicidas), equipamentos agrícolas e respectivas aplicações.

  2. Compreendo a adopção de diferentes técnicas agrícolas em função de diferentes culturas e ambientes, relacionando algumas práticas agrícolas com mecanismos de prevenção e redução de danos por contaminação química ou biológica (por exemplo, rotação de culturas e cultivos mistos, análise de solos, utilização correcta dos prazos de tratamento elativamente a colheitas, distância segura em culturas transgénicas em relação a outras culturas, etc.).

  3. Exploro a produção de novas agriculturas, tais como agricultura biológica, produtos transgénicos e/ou geneticamente modificados, tendo em conta vantagens e inconvenientes.

Ciência:

  1. Identifico etapas do ciclo do azoto (fixação de azoto pelas leguminosas, incorporação pelas plantas, transferência para os animais, etc.).

  2. Compreendo a acção das bactérias das raízes das leguminosas e dos solos nas reacções de transformação dos compostos azotados.

  3. Exploro os mecanismos biológicos de transformação de compostos azotados relacionando-os com a utilização de estrumes orgânicos e de fertilizantes inorgânicos (por exemplo, degradação da ureia nas pastagens ou nos estrumes e formação de nitritos por acção das bactérias dos solos, etc.).





Sociedade: Actuo ao nível das dinâmicas de desenvolvimento local e regional, em contextos urbanos e rurais, compreendendo a evolução das actividades económicas e os processos de transformação sociocultural num dado território, relacionando-as com as mudanças nas profissões e nos modos de vida das populações.
Tecnologia: Actuo na exploração dos recursos naturais (zonas de agricultura, piscatórias, mineiras), ou nos locais de grande comercialização e consumo (centros urbanos), com conhecimento dos meios técnicos adequados, tradicionais ou inovadores.
Ciência: Actuo na vida profissional com conhecimento do modo de actuação dos processos químicos, biológicos e técnicos de produção, em zonas rurais ou urbanas, de modo a salvaguardar e manter o equilíbrio no ambiente e no bem-estar das diferentes comunidades.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Votos de uma Feliz Páscoa

Francês: JOYEUSES PÂQUES; Alemão: SCHÖNE OSTERN; Espanhol: FELICES PASCUAS; Italiano: BUONA PASQUA; Macedônio: SREKEN VELIGDEN; Inglês: HAPPY EASTER; Grego: KALO PASKA; Chinês: FOUAI HWO GIE QUAI LE; Árabe: EID-FOSS'H MUBARAK; Croata: SRETUN USKRS; Húngaro: Boldog Husveti Ünnepeket; Polonês: Wesolych Swiat; Sueco: Glad Påsk; Holandês: Gelukkig Paasfest; Norueguês: God Påske; Turco: Mutlo (eller Hos) Paskalya;


Português: Feliz Páscoa

domingo, 5 de abril de 2009

365 dias após a primeira publicação ...

Este blog completa hoje um ano de existência. Durante estes 12 meses, este Blog teve cerca de 84.000 visitas e 295.000 páginas vistas (fonte: sitemeter). Visitantes de todos os pontos do país e vários cantos do mundo revelam o sucesso destas 52 semanas.

Deixo hoje o mesmo vídeo que foi utilizado na primeira publicação deste blog:




"24 horas na vida de uma pessoa". Neste pequeno vídeo (retirado do Youtube) percorrem-se os vários núcleos geradores e os vários Domínios de Referência (desde o contexto macro estrutural (DR4) ao profissional (DR2), passando pelo privado (DR1) e pelo institucional (Dr3)).



Vídeo: 24 Horas na Minha Vida
Também poderá ser um recurso para Cursos EFA, pois o Unidade de Competência 6 "Modelos de Urbanismo e Mobilidade" encontra-se em destaque.

A todos os visitante ficam os votos de muito sucesso, tal como o que proporcionam a este blogue e a promessa de que continuará a ser actualizado, com novos conteúdos e recursos.
Obrigado pela sua Visita!