Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

NG - Tecnologias de Informação e Comunicação (DR4)

DR4 - Redes e Tecnologias
__________________________________________________________

Relacionar a evolução das redes tecnológicas com as redes sociais.
__________________________________________________________


A Internet é uma das mais importantes invenções do último século. Uma excelente ferramenta para pesquisa de informação e para comunicação que entrou na vida de todos nós e da qual criámos alguma dependência: "O que seria de nós sem Internet?".


Chat's, Fóruns, Blogs, Email (Gmail; Hotmail, Portugalmail ...), Twitter, Youtube, Messenger, Google são algumas das ferramentas mais utilizadas e conceitos completamente desconhecidos (ou mesmo inexistentes) se fizermos uma pequena viagem a 10 ou 20 anos atrás. Vírus, Spams, Trojans, Malwares, Worms, Cavalos de Tróia são outros conceitos que chegaram com a difusão da Internet e os quais preferíamos não conhecer.
Um tema actual e presente na vida de todos nós.
--
Tópicos para Reflexão:
  • Identifico diferenças da internet relativamente a instrumentos anteriores de comunicação, em particular, os meios de comunicação de massas.
  • Relaciono a informação da Internet com estratégias diferenciadas de diversas entidades e actores que a produzem.
  • Exploro o efeito da Internet nas configurações sociais enquanto processo especifico de apropriação das tecnologias pelas populações (por exemplo, articulação entre redes tecnológicas e redes sociais).
  • Identifico a crescente oferta de redes para a utilização da Internet com ou sem fios (por exemplo, ISP tradicional, cabo, ADSL, WiFI, etc.).
  • Compreendo as tecnologias de funcionamento de uma rede para Internet (protocolos, velocidades, etc.).
  • Exploro a instalação de uma rede WiFi num computador portátil e sua configuração de acesso seguro (através dos modos WPA e WEP ou da atribuição de números de MAC das máquinas permitidas, por exemplo).
  • Identifico o bit (contracção das palavras “dígitos binários”), o byte, o sistema binário.
  • Compreendo a conversão do sistema binário para o sistema decimal (por exemplo, explicitando o significado de se usar uma ligação à rede a 512K, 1M, 2M, etc.).
  • Exploro a manipulação, transmissão e armazenamento de informação em código binário (por exemplo, utilizando o código ASCII para explicitar um nome, ou operando uma adição em lógica de Boole).
Numa "navegação" pela Internet, encontrei um vídeo que, pela sua relação com este tema, resolvi partilhar neste espaço.
-
"Este clip, publicado por Emília Miranda no blogue Netescrita, levanta a questão dos cuidados a ter com a utilização da Internet, realçando aspectos como a publicação de dados pessoais, fotografias, etc.
Destaco, também, o facto de aconselhar os adultos a navegar com os seus filhos e a deixar que os mais pequenos ensinem os pais a usar a Internet. É aqui que a Educação e Formação de Adultos assume um papel vital, na aproximação e valorização das gerações mais novas."
(in: Mittendo)


Vídeo: Cuidados a ter com a net




Sociedade: Actuo na sociedade da informação, identificando novas oportunidades de participação, bem como mecanismos de desigualdade, resultantes da (des)articulação entre redes tecnológicas e redes sociais.

Tecnologia: Actuo tendo em conta o desenvolvimento dos modos de transmissão de informação ao longo da História, relacionando-o com a evolução das estruturas sociais, a ocupação do território, etc. (por exemplo, a rede de televisão, a internet, etc.).

Ciência: Actuo em relação à evolução dos conhecimentos científicos na construção das redes (por exemplo, a estrutura celular dos telemóveis, o uso da base binária na internet).

Sem comentários: