__________________________________________________
Mobilizar o saber formal na interpretação de leis e modelos científicos num contexto de coexistência de estabilidade e mudança.
__________________________________________________
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Lavoisier
Vivemos numa sociedade em constante evolução, com vários modelos, grupos e instituições com características únicas (relacionadas com processos tecnológicos, económicos, culturais e políticos) , mas em constante interacção.
A evolução tecnológica tem consequências no desenvolvimento social e permite-nos compreender melhor o universo, do micro ao macro cosmo.
Deixo um vídeo que nos leva a uma pequena viagem no universo, reconhecendo que esta viagem só é possível graças à evolução da tecnologia e da própria ciência.
Solicito a participação de todos para descodificação deste tema (o mais complexo do referencial).
Vídeo: Uma viagem ao universo
Sociedade: Actuo perante fenómenos sociais complexos, concebendo-os como resultado de evoluções históricas e adoptando configurações diversas consoante as sociedades e/ou os grupos sociais.
Tecnologia: Actuo de forma a compreender que as soluções técnicas têm validade limitada e que têm tendência a mudar, tal como muda a ciência e a própria sociedade.
Ciência: Actuo tendo em conta que se vive num mundo onde coexistem leis científicas de invariância (que valorizam a estabilidade) e leis científicas de evolução (que apontam para a mudança), reconhecendo, em particular e no caso da matemática, esta dualidade nos invariantes geométricos e nos aspectos dinâmicos associados à noção de derivada.
Deixe o seu comentário sobre este tema
