Páginas

domingo, 22 de março de 2009

22 de Março - Dia da Água


A água disponível para consumo humano representa menos de 1% dos recursos hídricos do planeta estando localizada em rios, lagos e na atmosfera. Mais de 1,2 milhões de pessoas não tem acesso a água potável.
Por dia gastam-se muitos litros de água: 10 litros numa descarga de autoclismo, 80 litros num banho rápido, 100 litros numa lavagem de roupa na máquina e 50 litros numa lavagem de louça na máquina. O esforço para poupar água é uma obrigação.



Sociedade: Actuo face à multiplicidade de instituições com saberes e poderes diferenciados na gestão dos recursos naturais nas sociedades contemporâneas.
Tecnologia: Actuo nos debates técnicos sobre o ambiente e em particular sobre os processos de gestão de recursos naturais, energéticos, etc., distinguindo as posições em confronto, os interesses envolvidos, e discutindo as possibilidades de consensos (política da água, etc.).
Ciência: Actuo face aos debates sobre ambiente, pondo em evidência o papel da fundamentação científica rigorosa, reconhecendo a sua validade relativa.

sábado, 14 de março de 2009

NG2 - Recursos Naturais (DR3)

DR3 - Recursos Naturais
----------------------------------------------------------------------------------------
Diagnosticar as tensões institucionais entre o desenvolvimento e a sustentabilidade face à exploração e gestão de recursos naturais.
----------------------------------------------------------------------------------------

Água


"(…) Aqui tens a água, bebe devagar, devagar, saboreia, um copo de água é uma maravilha, não falava para ele, não falava para ninguém, simplesmente comunicava ao mundo a maravilha que é um copo de água. (…) Oh que alegria, (…), vamos todos beber água pura. Agarrou desta vez na candeia e foi à cozinha, voltou com o garrafão, a luz entrava por ele, fazendo cintilar a jóia que tinha dentro. Colocou-o sobre a mesa, foi buscar os copos, os melhores que tinham, de cristal finíssimo, depois, lentamente, como se estivesse a oficiar um rito, encheu-os. No fim, disse, Bebamos. As mãos cegas procuraram e encontraram os copos, levantaram-nos tremendo. Bebamos, repetiu a mulher do médico. No centro da mesa, a candeia era como um sol rodeado de astros brilhantes. Quando os copos foram pousados a rapariga dos óculos escuros e o velho da venda preta estavam a chorar.”

José Saramago, in O Ensaio sobre a Cegueira


Tópicos de Reflexão:

Sociedade
  1. Identifico diferentes instituições que participam na gestão da água num determinado município, com áreas de intervenção e poderes específicos.
  2. Compreendo as relações e possíveis focos de tensão entre as múltiplas instituições que participam na gestão da água num determinado contexto (por exemplo, a relação ibérica na gestão da água).
  3. Exploro algumas potencialidades e fragilidades dos vários modelos de gestão da água: públicos, privados ou mistos.

Tecnologia:

  1. Identifico as diferentes origens e etapas na utilização da água _ captação, tratamento e distribuição _ em situações distintas (fornecimento de água a uma cidade ou vila, água para rega ou para a indústria, fontanários e redes privadas, etc.).
  2. Compreendo a necessidade de utilização de tecnologias e materiais adequados na utilização da água para consumo público (barragens, furos, tubagens de distribuição, monitorização, estações de tratamento, etc.).
  3. Exploro a adequação das medidas de gestão da água às tecnologias disponíveis, às necessidades das populações e a outros usos.
Ciência:

  1. Identifico diferentes etapas do ciclo da água nomeando as suas mudanças de estado físico.
  2. Compreendo o papel da molécula de H2O nos diferentes estados físicos da água e a sua função nos seres vivos.
  3. Exploro o impacte ambiental resultante de diferentes ocupações humanas (agricultura, urbanização e indústria), nos rios e nos lençóis de água (alteração dos solos, inundações devido a impermeabilizações, contaminações).



Sociedade: Actuo face à multiplicidade de instituições com saberes e poderes diferenciados na gestão dos recursos naturais nas sociedades contemporâneas.
Tecnologia: Actuo nos debates técnicos sobre o ambiente e em particular sobre os processos de gestão de recursos naturais, energéticos, etc., distinguindo as posições em confronto, os interesses envolvidos, e discutindo as possibilidades de consensos (política da água, etc.).
Ciência: Actuo face aos debates sobre ambiente, pondo em evidência o papel da fundamentação científica rigorosa, reconhecendo a sua validade relativa.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

NG5 - TIC - DR4: Um Excelente Recurso

A adesão ao Blogger é, sem dúvida, um caso de sucesso.

Hoje, deixo um vídeo (retirado do Youtube) com uma excelente explicação de como criar um Blog

Sociedade: Actuo na sociedade da informação, identificando novas oportunidades de participação, bem como mecanismos de desigualdade, resultantes da (des)articulação entre redes tecnológicas e redes sociais.

Tecnologia: Actuo tendo em conta o desenvolvimento dos modos de transmissão de informação ao longo da História, relacionando-o com a evolução das estruturas sociais, a ocupação do território, etc. (por exemplo, a rede de televisão, a internet, etc.).

Ciência: Actuo em relação à evolução dos conhecimentos científicos na construção das redes (por exemplo, a estrutura celular dos telemóveis, o uso da base binária na internet).

domingo, 1 de fevereiro de 2009

NG5 - TIC - DR3

_________________________________________________________________
DR3 - Media e Informação

Discutir o impacto dos media na construção da opinião pública.
_________________________________________________________________

Numa passagem pelo site http://www.coesis.org/, encontrei um texto (poderá ser visto aqui) e que nos faz reflectir sobre sobre o impacto dos media (neste caso, o pequeno ecrã) tem na sociedade e na construção da opinião pública:




"A televisão trouxe magia, trouxe o mundo para dentro das nossas casas, mas ao mesmo tempo, tirou-nos parte do convívio familiar e levou-nos muitas vezes a acreditar em coisas que não correspondiam à verdade


Apesar de tudo, sabemos que a televisão tem um papel muito importante na formação das nossas opiniões, mas há no entanto, alguns cuidados que devemos ter..
-
“ - Já reparaste que as televisões dão cada vez mais destaque aos crimes violentos e menos destaque às coisas positivas que acontecem na sociedade? A minha avó, por exemplo, quando vou lá a casa só me fala nas coisas trágicas que vê na televisão.


- Infelizmente é assim. As televisões, ou melhor, os canais de televisão, têm que vencer as guerras de audiências e, por isso, quanto mais sangue houver mais isso desperta o interesse das pessoas.

- E isso é bom ou é mau?


-- Claro que é mau porque desloca a atenção de quem está em casa a ver televisão para casos isolados, e normalmente deixa de fora as explicações e as causas para o que acontece. Isto porque, o importante é apenas atrair mais e mais telespectadores. E é assim que se vai reforçando a ideia de que a criminalidade não pára de aumentar e que vivemos sempre no perigo.
-
- Mas se é a realidade...
-
- Não é a realidade, é apenas uma parte da realidade. Claro que a criminalidade e a insegurança dos cidadãos têm aumentado, mas mostrar só isso é mostrar somente uma parte da realidade. Nada nem ninguém consegue mostrar toda a realidade ou contar toda a verdade, porque as pessoas, como são diferentes entre si, têm tendência a ver também a realidade de formas diferentes. Por isso é que nos tribunais é preciso ouvir testemunhas de ambas as partes, as que defendem e as que acusam.
-
- Queres então dizer-me que nem sempre é mostrada a parte mais importante da realidade?
-
- Acho que sim. Olha o exemplo da tua avó: ela passa cinco ou seis horas por dia em frente à televisão e, para ela, aquela é a única janela que se abre sobre o mundo. Portugal é dos países da Europa onde as pessoas vêem mais televisão por dia. Quem vê muitas horas de televisão pensa que tem o mundo todo dentro de casa, mas engana-se, porque o mundo é muito grande e maior do que mostram na televisão.


- Então o que devemos fazer?
- Devemos procurar estar sempre informados sobre o mundo que nos rodeia, mas ter sempre um espírito aberto e crítico para conseguirmos formar as nossas próprias opiniões.”

in: Coesis - Adaptado de "A Cidadania explicada aos jovens... e aos outros" (José Letria)"
Tópicos de Exploração:
Sociedade:
  1. Identifico os principais meios de comunicação de massas nas sociedades contemporâneas.
  2. Compreendo como os mass media combinam, geralmente, uma cultura jornalística de objectivação e isenção com estratégias de cariz empresarial e/ou político.
  3. Exploro oportunidades de (e desigualdades na) participação proporcionada pelos mass media, equacionando o seu papel na construção da opinião pública e da sociedade democrática.
Tecnologia:
  1. Identifico o papel do satélite nas comunicações como receptor e emissor de mensagens entre locais fora de linha de vista.
  2. Compreendo a capacidade dos satélites na disseminação pelos mass media de informação em grande escala, nomeando algumas das principais constelações em órbita.
  3. Exploro o significado da linguagem técnica associada aos satélites de comunicação (por exemplo, órbita geostacionária, declinação, polarização vertical, horizontal ou circular, transponder, LNB – conversor de frequências, footprint, etc.).
Ciência:
  1. Identifico o papel do prime-time como um momento específico de divulgação de produtos publicitários nos media, tendo em conta os diferentes públicos-alvo.
  2. Compreendo os factores que optimizam a produção de uma campanha publicitária através dos media, tendo em conta, por exemplo, os princípios da análise SWOT (pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças).
  3. Exploro modos de constrangimento e regulação da promoção publicitária de determinados produtos pelos media, em função de determinados problemas sociais ou de saúde ou públicos-alvo (ex: tabagismo, obesidade, medicamentos, público infantil, mulheres, entre outros).



Sociedade: Actuo recorrendo aos meios de comunicação de massas, compreendendo os diversos actores e interesses envolvidos na sua produção e o poder da informação nas sociedades modernas.

Tecnologia: Actuo em relação à tecnologia de suporte aos meios de comunicação e disseminação de informação (por exemplo, as estações de televisão, estações de rádio, as agências de informação, os satélites, etc.).

Ciência: Actuo tendo em conta a evolução dos meios de informação e comunicação de massas, reconhecendo alguns novos conceitos e procedimentos científicos utilizados na produção de informação.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Convite

Hoje lanço um convite para uma viagem interessante, uma viagem dentro da "Caixinha que domina o mundo" - O Computador:


Aceite o meu convite, clicando no vídeo abaixo:


Vídeo: Viagem dentro do Computador:

Sociedade: Actuo em novas formas de aquisição de competências face às TIC, compreendendo os seus usos nas organizações e relacionando-os com as literacias e qualificações exigidas aos profissionais na sociedade da informação.


Tecnologia: Actuo na esfera da vida profissional promovendo o recurso às tecnologias de suporte às TIC (micro electrónica, ecrãs, etc.).


Ciência: Actuo na vida profissional, com conhecimentos científicos básicos de funcionamento dos equipamentos de suporte às TIC (por exemplo, o computador, o monitor de cristais líquidos, a aritmética binária, etc.).

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

NG5 - TIC - DR2

DR2 - Micro e Macro Electrónica
___________________________________________________________________
Perspectivar a interacção entre a evolução tecnológica e as mudanças nos contextos e qualificações profissionais.
___________________________________________________________________
"As Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs – estão cada vez mais presentes nas nossas actividades enquanto profissionais ou simplesmente enquanto seres humanos, criadores de conhecimento e utilizadores da informação.
A forma como nos organizamos, trabalhamos, divertimos e até pensamos, é influenciada pela utilização das tecnologias, que deixam assim o seu papel, de ser apenas mais um instrumento, para ocuparem o papel de mediadores entre a informação e as capacidades e necessidades de indivíduos e organizações.
Estes dois parágrafos apontam tendências que qualquer um de nós pode reconhecer ou, em oposto, não compreender. Esta dualidade de posições é precisamente um dos perigos que enfrentamos, qualquer que seja a nossa profissão ou responsabilidade e independentemente da nossa capacidade de lidar com a informação. O nosso valor, enquanto elementos úteis à sociedade sai, também ele, afectado dos conhecimentos que possuímos das Tecnologias de Informação e do Conhecimento, e da forma como conseguimos potenciar esse conhecimento para fazer, talvez mais, melhor e com menor esforço, mas acima de tudo, como forma de garantir um papel actuante em termos de cidadania e da nossa capacidade de continuar a aprender e evoluir. Tal resulta em seres humanos mais educados e mais habilitados, para intervir na Sociedade da Informação e do Conhecimento."

Texto retirado integralmente de: http://www2.ufp.pt/~lmbg/livro_ict03.htm#Cidades


Tópicos de Exploração:


Sociedade:

  1. Identifico diferentes práticas sociais relativamente ao computador em contextos profissionais (por exemplo, maior ou menor intensidade de uso consoante as profissões).

  2. Relaciono os usos dos computadores com os perfis de literacia e os perfis sociais da população portuguesa (por exemplo: compreender as diferenças de utilização entre pessoas mais qualificadas e menos qualificadas ou por idades).

  3. Exploro mecanismos formais e informais de aquisição de competências em TIC como forma de inserção ou reconversão profissional (por exemplo, auto-formação, apoio de familiares e colegas de trabalho, acções de formação profissional em TIC, cursos pós--laborais, ensino recorrente para adultos).
Tecnologia:

  1. Identifico várias aplicações informáticas e diferentes sistemas operativos (por exemplo, nos sistemas operativos, Windows 2000, Windows XP, Linux e nas aplicações informáticas, o Office, o Photoshop, o Winzip, etc.).
  2. Compreendo as vantagens e desvantagens de vários programas e sistemas operativos para a realização de determinadas funções (por exemplo, utilizar o Word para processamento de texto e não o Notepad, reconhecer o Photoshop como ideal para tratamento de imagem e fotografia, nomear o Adobe Acrobat como o formato de criação de documentos com elevada portabilidade, etc.).
  3. Relaciono a produtividade informática com a evolução tecnológica das aplicações e a crescente capacidade de cálculo, memória e armazenamento em disco (por exemplo, a gravação vídeo com qualidade, a manipulação de som digital, etc.).

Ciência:

  1. Identifico com precisão características diferentes nos monitores dos computadores (por exemplo, dimensão, peso, brilho, contraste, definição, ângulo de visão, consumo, etc.), assim como o sistema de representação binário.
  2. Compreendo o princípio de funcionamento de um monitor CRT (tubo de raios catódicos) e de um TFT-LCD (ecrã plano cristais líquidos com transístores de filme fino) (por ex., que o CRT é um ecrã de emissão e o TFT-LCD de transmissão, etc.) e a aritmética binária.
  3. Relaciono o modo de funcionamento de um CRT com fenómenos de emissão termo-iónica, aceleração e focagem de feixe de electrões por campos eléctricos e magnéticos, fluorescência estimulada por feixe de electrões, e o modo de funcionamento de um TFT-LCD com fenómenos de polarização de luz, alteração da polarização de luz por cristais líquidos em campos eléctricos, fabricação de matrizes de transístores de filme fino que controlam a carga e descarga de cada pixel, etc, e ser capaz de codificar num sistema binário operações lógico-aritméticas.

Vídeo: WINDOWS VISTA AERO VS LINUX UBUNTU BERYL




Sociedade: Actuo em novas formas de aquisição de competências face às TIC, compreendendo os seus usos nas organizações e relacionando-os com as literacias e qualificações exigidas aos profissionais na sociedade da informação.

Tecnologia: Actuo na esfera da vida profissional promovendo o recurso às tecnologias de suporte às TIC (micro electrónica, ecrãs, etc.).

Ciência: Actuo na vida profissional, com conhecimentos científicos básicos de funcionamento dos equipamentos de suporte às TIC (por exemplo, o computador, o monitor de cristais líquidos, a aritmética binária, etc.).

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Feliz 2009

Em 2009 - Supere-se...

Lembre-se que todos os obstáculos poderão ser utltrapassados, desde que se possua força e vontade para isso...

Votos de um 2009 cheio de novos desafios