Páginas

sábado, 22 de maio de 2010

Acidentes de Trabalho

"Aprenda a ter mais cuidado, evitando acidentes de trabalho.

Qualquer actividade profissional tem riscos para a saúde. Alguns podem provocar acidentes, outros desgastam o corpo com o tempo.

Negligência nesse tipo de trabalho pode afectar o trabalhador a curto, médio e longo prazo, provocando lesões, doenças ou até a morte. É importante salientar que a presença de produtos ou agentes nocivos no trabalho não significa que, obrigatoriamente, há perigo para a saúde.
Como cada fábrica tem particularidades, conheça, a seguir, como trabalhar com mais segurança. Se forem verificados problemas, chame um encarregado. Afinal, a saúde vem em primeiro lugar.
Caso haja riscos, relate a questão ao encarregado.

Vibração
Há existência de vibração durante o funcionamento da máquina? Ela chega até si? Verifique a existência de medidas de controle como suportes de amortecimento, barreiras de absorção sonora etc.
Temperaturas extremas
Confira se as máquinas possuem sistema de dissipação de calor ou arrefecimento, para que as temperaturas extremas não fiquem concentradas.
Risco de incêndio e/ou explosão
Analise o risco de formação de mistura explosiva devido à emanação de solventes voláteis que possam entrar em contacto com faíscas.
Emissão de poeiras ou gases
A máquina emite partículas, gases ou névoas nocivas ou incómodas? Nesse caso, verifique a existência ou necessidade de instalação de sistema de ventilação local com exaustor.
Ergonomia
A máquina se adequada às características e necessidades dos operadores? Verifique se a operação exige movimentos com excesso de força, movimentos repetitivos, posição estática e/ou incómoda ao trabalhador, existência de quinas ou saliências que forçam músculos.
Radiação
Verifique se há risco na emissão radioactiva, como de raios X, Gama, Beta, Alfa ou feixes de neutrões. Alguns são utilizados no controle de qualidade de materiais.
Riscos biológicos
No caso de manipulação de material biológico sangue, vírus, fungos etc , verifique a existência de medidas de isolamento ou controle colectivo.
Riscos eléctricos
Trabalhadores ficam em contacto directo com alguma parte energizada? Ou é alta a possibilidade de falhas provocarem descarga eléctrica nos seus componentes? Verifique se a máquina está devidamente aterrada e se o sistema de accionamento eléctrico é protegido, evitando sobrecargas ou faíscas.
Riscos de queda
Máquinas de grande porte podem exigir que o operador aceda a locais elevados para operação, inspecção ou limpeza. Esses locais devem ser providos de plataformas, pisos antiderrapantes, sistema de guarda corpo e escadas fixas, com corrimão de acesso."


por Redacção Gambare!
(Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=V-JnipVpR_4)