sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Universo (NG7 - DR4)




Máquina do Mundo
O Universo é feito essencialmente de coisa nenhuma.
Intervalos, distâncias, buracos, porosidade etérea.
Espaço vazio, em suma.
O resto é matéria.
Daí, que este arrepio,
este chamá-lo e tê-lo,
erguê-lo e defrontá-lo,
esta fresta de nada aberta no vazio,
deve ser um intervalo.
António Gedeão



Fonte: http://cienciastic.fc.ul.pt/universo/
.



---------------------------------------------------------------------------------------
Mobilizar o saber formal na interpretação de leis e modelos científicos num contexto de coexistência de estabilidade e mudança.
---------------------------------------------------------------------------------------
Sociedade: Actuar perante fenómenos sociais complexos, concebendo-os como resultado de evoluções históricas e adoptando configurações diversas consoante as sociedades e/ou os grupos sociais.
Tecnologia: Actuar de forma a compreender que as soluções técnicas têm validade limitada e que têm tendência a mudar, tal como muda a ciência e a própria sociedade.
Ciência: Actuar tendo em conta que se vive num mundo onde coexistem leis científicas de invariância (que valorizam a estabilidade) e leis científicas de evolução (que apontam para a mudança), reconhecendo, em particular e no caso da matemática, esta dualidade nos invariantes geométricos e nos aspectos dinâmicos associados à noção de derivada

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Anúncio português sobre HIV ganha prémio europeu

O anúncio publicitário português "Cinco Razões para não usar preservativo" foi considerado o melhor anúncio governamental europeu de prevenção da sida num concurso internacional, anunciou nesta quinta-feira a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida.
Para o coordenador nacional para a infecção VIH/sida, citado pela agência Lusa, a atribuição deste prémio é 'muito importante' porque demonstra que 'é possível fazer campanhas que são reconhecidas como interessantes e importantes, quer do ponto de vista da mensagem, quer do ponto de vista estético e da forma como são realizadas'.
Henrique Barros realçou ainda o facto de o prémio ter sido concedido por um júri internacional, no concurso internacional 'European AIDS Video Clip Contest 'Clip & Klar europe 09'', dinamizado pelo governo alemão, em que estavam a ser avaliados anúncios da generalidade dos países europeus.

Fonte: Correio da Manhã

Um recurso para o tema "Patologias e Prevenção" (DR4 do Núcleo "Saúde")

Tópicos de Orientação:

Sociedade: Actuar na prevenção ou resolução de patologias, compreendendo que os riscos, os meios e as concepções de saúde variam entre grupos sociais e entre tempos históricos?

Tecnologia: Actuar tendo em conta a evolução das regras de prevenção e a sua aplicação em situações adequadas, mostrando capacidade de improvisação de meios de protecção?

Ciência: Actuar reconhecendo a evolução do conhecimento científico na forma de melhor enfrentar os agentes causadores de doenças, as suas variantes e o aparecimento de novas doenças, considerando a inferência como um processo importante neste domínio?

sábado, 7 de novembro de 2009

Internet na Idade da Pedra

Um pouco de humor sobre a internet, recebido através de e-mail.



















































.
.
--
Sociedade: Actuar na sociedade da informação, identificando novas oportunidades de participação, bem como mecanismos de desigualdade, resultantes da (des)articulação entre redes tecnológicas e redes sociais.
.
Tecnologia: Actuar tendo em conta o desenvolvimento dos modos de transmissão de informação ao longo da História, relacionando-o com a evolução das estruturas sociais, a ocupação do território, etc. (por exemplo, a rede de televisão, a internet, etc.).
.
Ciência: Actuar em relação à evolução dos conhecimentos científicos na construção das redes (por exemplo, a estrutura celular dos telemóveis, o uso da base binária na internet).