domingo, 8 de fevereiro de 2009

NG5 - TIC - DR4: Um Excelente Recurso

A adesão ao Blogger é, sem dúvida, um caso de sucesso.

Hoje, deixo um vídeo (retirado do Youtube) com uma excelente explicação de como criar um Blog

Sociedade: Actuo na sociedade da informação, identificando novas oportunidades de participação, bem como mecanismos de desigualdade, resultantes da (des)articulação entre redes tecnológicas e redes sociais.

Tecnologia: Actuo tendo em conta o desenvolvimento dos modos de transmissão de informação ao longo da História, relacionando-o com a evolução das estruturas sociais, a ocupação do território, etc. (por exemplo, a rede de televisão, a internet, etc.).

Ciência: Actuo em relação à evolução dos conhecimentos científicos na construção das redes (por exemplo, a estrutura celular dos telemóveis, o uso da base binária na internet).

domingo, 1 de fevereiro de 2009

NG5 - TIC - DR3

_________________________________________________________________
DR3 - Media e Informação

Discutir o impacto dos media na construção da opinião pública.
_________________________________________________________________

Numa passagem pelo site http://www.coesis.org/, encontrei um texto (poderá ser visto aqui) e que nos faz reflectir sobre sobre o impacto dos media (neste caso, o pequeno ecrã) tem na sociedade e na construção da opinião pública:




"A televisão trouxe magia, trouxe o mundo para dentro das nossas casas, mas ao mesmo tempo, tirou-nos parte do convívio familiar e levou-nos muitas vezes a acreditar em coisas que não correspondiam à verdade


Apesar de tudo, sabemos que a televisão tem um papel muito importante na formação das nossas opiniões, mas há no entanto, alguns cuidados que devemos ter..
-
“ - Já reparaste que as televisões dão cada vez mais destaque aos crimes violentos e menos destaque às coisas positivas que acontecem na sociedade? A minha avó, por exemplo, quando vou lá a casa só me fala nas coisas trágicas que vê na televisão.


- Infelizmente é assim. As televisões, ou melhor, os canais de televisão, têm que vencer as guerras de audiências e, por isso, quanto mais sangue houver mais isso desperta o interesse das pessoas.

- E isso é bom ou é mau?


-- Claro que é mau porque desloca a atenção de quem está em casa a ver televisão para casos isolados, e normalmente deixa de fora as explicações e as causas para o que acontece. Isto porque, o importante é apenas atrair mais e mais telespectadores. E é assim que se vai reforçando a ideia de que a criminalidade não pára de aumentar e que vivemos sempre no perigo.
-
- Mas se é a realidade...
-
- Não é a realidade, é apenas uma parte da realidade. Claro que a criminalidade e a insegurança dos cidadãos têm aumentado, mas mostrar só isso é mostrar somente uma parte da realidade. Nada nem ninguém consegue mostrar toda a realidade ou contar toda a verdade, porque as pessoas, como são diferentes entre si, têm tendência a ver também a realidade de formas diferentes. Por isso é que nos tribunais é preciso ouvir testemunhas de ambas as partes, as que defendem e as que acusam.
-
- Queres então dizer-me que nem sempre é mostrada a parte mais importante da realidade?
-
- Acho que sim. Olha o exemplo da tua avó: ela passa cinco ou seis horas por dia em frente à televisão e, para ela, aquela é a única janela que se abre sobre o mundo. Portugal é dos países da Europa onde as pessoas vêem mais televisão por dia. Quem vê muitas horas de televisão pensa que tem o mundo todo dentro de casa, mas engana-se, porque o mundo é muito grande e maior do que mostram na televisão.


- Então o que devemos fazer?
- Devemos procurar estar sempre informados sobre o mundo que nos rodeia, mas ter sempre um espírito aberto e crítico para conseguirmos formar as nossas próprias opiniões.”

in: Coesis - Adaptado de "A Cidadania explicada aos jovens... e aos outros" (José Letria)"
Tópicos de Exploração:
Sociedade:
  1. Identifico os principais meios de comunicação de massas nas sociedades contemporâneas.
  2. Compreendo como os mass media combinam, geralmente, uma cultura jornalística de objectivação e isenção com estratégias de cariz empresarial e/ou político.
  3. Exploro oportunidades de (e desigualdades na) participação proporcionada pelos mass media, equacionando o seu papel na construção da opinião pública e da sociedade democrática.
Tecnologia:
  1. Identifico o papel do satélite nas comunicações como receptor e emissor de mensagens entre locais fora de linha de vista.
  2. Compreendo a capacidade dos satélites na disseminação pelos mass media de informação em grande escala, nomeando algumas das principais constelações em órbita.
  3. Exploro o significado da linguagem técnica associada aos satélites de comunicação (por exemplo, órbita geostacionária, declinação, polarização vertical, horizontal ou circular, transponder, LNB – conversor de frequências, footprint, etc.).
Ciência:
  1. Identifico o papel do prime-time como um momento específico de divulgação de produtos publicitários nos media, tendo em conta os diferentes públicos-alvo.
  2. Compreendo os factores que optimizam a produção de uma campanha publicitária através dos media, tendo em conta, por exemplo, os princípios da análise SWOT (pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças).
  3. Exploro modos de constrangimento e regulação da promoção publicitária de determinados produtos pelos media, em função de determinados problemas sociais ou de saúde ou públicos-alvo (ex: tabagismo, obesidade, medicamentos, público infantil, mulheres, entre outros).



Sociedade: Actuo recorrendo aos meios de comunicação de massas, compreendendo os diversos actores e interesses envolvidos na sua produção e o poder da informação nas sociedades modernas.

Tecnologia: Actuo em relação à tecnologia de suporte aos meios de comunicação e disseminação de informação (por exemplo, as estações de televisão, estações de rádio, as agências de informação, os satélites, etc.).

Ciência: Actuo tendo em conta a evolução dos meios de informação e comunicação de massas, reconhecendo alguns novos conceitos e procedimentos científicos utilizados na produção de informação.